Sistema

[ HISTÓRIA DA BFA | ESTATUTO | SEDE DA BFA ]

"O Botafogo havia perdido a primeira partida da decisão para o Fluminense por 6 a 2. O segundo jogo marcava, mais uma vez, o encontro do melhor ataque da competição contra uma das melhores defesas... Para provocar a prorrogação, bastava o alvinegro de General Severiano vencer o Tricolor das Laranjeiras. Com Paulinho Criciúma & Cia., o Fogão devolve a goleada e vence por 9 a 6.
Prorrogação tensa, Botafogo faz 2 a 0 no primeiro tempo, dois gols do camisa 10, Paulinho Criciúma...

Com os dois técnicos tentando controlar os nervos, o silêncio na sala era tamanho, que dava pra ouvir até mosca passando sobre a mesa...

Segundo tempo em curso, o Flu diminui com o camisa 11 Dirceu e, faltando 30 segundos, o ponta Gil bate no gol, o goleiro do Bota defende e a bola volta no camisa 7 que empata o jogo... O Botafogo dá a saída, Paulinho avança e arma o chute, nos 8 segundos derradeiros...

Fogão 3 a 2... Fogão campeão!!!"

Terminava assim, no remoto 29 de julho de 1990, a Taça Brasil, o primeiro campeonato organizado pela Bottons Foot-ball Association, a BFA, que havia sido fundada 4 meses e meio antes, precisamente na noite de domingo do dia 11 de março, por 4 amigos apaixonados por futebol e por jogar botão...

O futebol de mesa sempre havia feito parte da infância dos irmãos Barcelos, Leonardo, Eduardo e Ricardo, que todos ao dias se debruçavam sobre o saudoso “Estrelão” e disputavam clássicos cheios de rivalidade e emoção.



À medida que o tempo foi passando e os irmãos crescendo, podia-se notar que apesar de todas as mudanças trazidas pela adolescência, a paixão pelo futebol de mesa só fazia aumentar. Era evidente que a brincadeira de criança tornava-se mais séria e que o velho e bom “Estrelão” estava ficando pequeno.

Por volta de 1987, os campeonatos começaram a ficar mais organizados, começou-se a se anotar os resultados dos jogos, o autor dos gols e assim surgiram os primeiros craques daquelas mesas... Quantas partidas memoráveis o Léo e o Duda fizeram jogando com a Portuguesa SP e com o Figueirense SC, respectivamente...

Coincidentemente, na mesma época, o CND, Conselho Nacional do Desporto, reconhecia oficialmente o Futebol de Mesa como esporte, o que passou a dar outra conotação aquela “brincadeira”.

Grandes torneios foram realizados nessa fase Pré-BFA. O chamado 13º Brasileirito de Clubes realizado em 1989, que contou com a participação de 12 botonistas, pode ser considerado o torneio precursor da BFA, o que deu início ao conceito que foi, no ano seguinte, utilizado na fundação da liga.

Nesta época, amigos que jogavam botão existiam muitos, mas um deles se aproximou com uma idéia muito parecida com a organização que os três irmãos tinham: o Edson Falcão.



O Edson tinha o retrospecto registrado de todos os seus jogos, com uma história tão rica como a dos amigos.

À medida que começaram a jogar juntos, os dois lados perceberam que não havia mais sentido em manter os dois “universos paralelos”. Numa viagem de ônibus para passar o Carnaval em Leopoldina, Minas Gerais, a idéia da BFA foi concebida, onde boa parte das oito horas que separam a cidade mineira da capital Paulista foi usada para discutir o assunto.

Duas semanas depois, em meio a uma tradicional pizza de Domingo, a Bottons Foot-ball Association foi oficialmente fundada pelos amigos Edson, Eduardo, Leonardo e Ricardo, com a única intenção de aprimorar a já séria paixão pelo Futebol de Mesa.

Se a BFA nasceu em 1990 com somente 50 clubes brasileiros inscritos, hoje são mais de 450 times participantes e mais de 1.600 jogos de botões disponíveis para os botonistas que, uma vez por semana, vivem em nossas mesas os campeonatos do futebol real.

Pela nossa liga já passaram muitos técnicos diferentes, sobretudo amigos, que ganharam, perderam, mas principalmente se divertiram, imaginando estar realmente dirigindo o poderoso Arsenal num jogo fora de casa contra o Wisla Kraków da Polônia pela 1ª fase da Champions League...

Desta forma, a BFA se diferenciou por ser uma brincadeira "séria", onde a organização, o respeito às regras e regulamentos sempre estiveram presentes, criando, sim, o ambiente de competição, mas, acima de tudo, de muito divertimento...

E a todos os amigos que passaram por aqui ou àqueles que queiram se divertir estamos, como sempre, de portas abertas...





 

 

BFA © 2009